Sinop, 26/01/2026 16:07

  • Home
  • Super Fato MT
  • Russi reclama de embargos à Ferrogrão: “não tem lógica travar uma ferrovia”

Russi reclama de embargos à Ferrogrão: “não tem lógica travar uma ferrovia”

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), criticou a demora na liberação da Ferrogrão, ferrovia estratégica para o agronegócio mato-grossense. Em entrevista ao podcast Apro360, da Aprosoja-MT, Russi afirmou que não faz sentido travar uma ferrovia, tanto pelo ponto de vista do desenvolvimento quanto pela questão ambiental.

Durante a conversa, Max Russi destacou o papel decisivo do agronegócio para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“É um setor que lidera o desenvolvimento de Mato Grosso, que é o agronegócio. Nós temos que ter orgulho da nossa produção, pois conseguimos ter um estado diferente no Brasil”, afirmou o parlamentar, ressaltando o compromisso da Assembleia em manter um diálogo aberto com o setor.

O deputado também defendeu os produtores das críticas sobre meio ambiente, destacando a atuação do campo como vetor de preservação.

“O Estado de Mato Grosso preserva muito. O nosso produtor está preocupado com a questão ambiental do que qualquer outra pauta. Ele está cuidando da sua nascente e sabe da importância”, afirmou.

Questionado sobre a lentidão nas obras da Ferrogrão, Max apontou o compromisso de Mato Grosso com a modernização logística, destacando que o estado foi pioneiro na concessão de uma ferrovia estadual.

“Não tem lógica travar uma ferrovia, pensando na questão ambiental e ainda mais pelos gastos de combustível. Isso trava o desenvolvimento”, pontuou.

O presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber, também criticou o impacto da morosidade nas obras de infraestrutura para a competitividade do agro mato-grossense. Já sobre a Moratória da Soja, Max Russi celebrou a recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi favorável ao setor.

 “Foi uma vitória positiva e importante”, afirmou o deputado.

Outro ponto abordado na entrevista foi o Zoneamento Socioeconômico-Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso. Max Russi defendeu que a medida é urgente e precisa ser tratada com seriedade e equilíbrio.

“É outro tema que a gente precisa de muito debate e cuidado. Mas hoje o setor produtivo pode encontrar tranquilidade na Assembleia”, garantiu.

O episódio completo já está disponível no YouTube e no Spotify da Aprosoja MT. Na próxima semana, o Apro360 trará dois episódios especiais do projeto Apro Entrevistas, com convidados de peso e foco em temas de interesse direto dos produtores e da sociedade mato-grossense.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-Rouge recebe convite, mas fica de fora de novo documentário

Uma série documental inédita sobre o Rouge, fenômeno da música brasileira nos anos 2000, está…

Ações da Vale têm forte queda após contenção de novo transbordamento | Finanças

Por volta das 16h25, as ações ON da Vale cediam 2,80%, a R$ 82,63, sendo…

Prefeito abre Semana Pedagógica e reforça dedicação e investimentos aos profissionais da educação » Esportes & Notícias

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta segunda-feira (26), no Hotel Fazenda Mato Grosso, à…