Com o propósito de conscientizar os luverdenses sobre a importância da separação correta dos resíduos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando, ao longo do mês de novembro, a campanha “Lixo tem lugar certo”. Essa consiste em visitas orientativas e na entrega do Manual de Separação de Resíduos nas chácaras 30 de novembro, escolas municipais, creches, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A ação, realizada em conjunto com o Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, visa promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental no município, reduzindo o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e valorizando o trabalho das famílias que realizam a triagem no Ecoponto.
Em diversos pontos do município há contentores laranjas e azuis, onde devem ser depositados adequadamente os resíduos úmidos e secos, devidamente separados por cada morador para, posteriormente, serem coletados, tratados e encaminhados para o destino final pelo Saae.
Você deve descartar resíduos úmidos como restos de alimentos, restos de verduras, restos de frutas e outros materiais não recicláveis como papel higiênico, fraldas, embalagens de isopor, laminadas e entre outros nos contentores laranjas
Já os resíduos secos como papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos devem ser descartados nos contentores azuis.
A autarquia orienta, ainda, que caixas de papelão devem ser descartadas dobradas, amassadas ou rasgadas, de modo que ocupe menos espaço do contentor. Além disso, as embalagens devem estar limpas e sem resíduos orgânicos para possibilitar a reciclagem.
7
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia