A Uefa publicou uma mensagem de despedida a Suleiman al-Obeid, na última sexta-feira (8/8), e foi cobrada por Mohamed Salah. O ex-atleta da seleção da Palestina morreu em um ataque israelense na Faixa de Gaza enquanto aguardava ajuda humanitária.
“Adeus a Suleiman al-Obeid, o ‘Pelé palestino’. Um talento que deu esperança a inúmeras crianças, mesmo nos tempos mais sombrios”, escreveu a instituição, no X, antigo Twitter. O jogador deixou cinco filhos, de acordo com a imprensa europeia.
Salah, então, compartilhou a publicação e deixou questionamentos. “Você pode nos dizer como ele morreu, onde e por quê?”, disse o craque do Liverpool, da Inglaterra.
Outro atleta que se mostrou revoltado foi Eric Cantona, ídolo do Manchester United. “Israel acaba de matar a estrela da seleção da Palestina Suleiman Al-Obeid, enquanto esperava por ajuda em Rafah. Ele era chamado de “Pelé palestino”. Até quando vamos deixar que eles cometam este genocídio? Palestina Livre”, declarou Cantona.

Morte na Faixa de Gaza
Ex-jogador da seleção da Palestina, Suleiman Al-Obeid, apelidado de Pelé, morreu em ataque realizado por forças israelenses. O jogador aguardava ajuda humanitária no sul da Faixa de Gaza no momento da investida.
Al-Obeid nasceu em 24 de março de 1984, na cidade de Gaza, e marcou época em diferentes clubes do território palestino. Ele ganhou o apelido de “Pelé Palestino” por efetuar dribles rápidos.
Suleiman deixou esposa e cinco filhos. Com o falecimento, o número de integrantes da comunidade esportiva mortos desde o início da guerra, em outubro de 2023, chegou a 662, segundo dados da federação local. Destes, 321 estão ligados ao futebol, incluindo jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes e membros de clubes.
The former Palestine national team player, Suleiman Al-Obaid, was killed in an Israeli strike targeting civilians waiting for humanitarian aid in the southern Gaza Strip.https://t.co/BWTmJThzeC pic.twitter.com/3qrIMksO2H
— Palestine Football Association (@Palestine_fa) August 6, 2025