O aplicativo do Banco Santander deixou de funcionar por cerca de meia-hora na tarde desta sexta-feira (05/09). Ao tentar fazer o login, clientes recebiam uma mensagem de erro. Tanto o app do banco para Android quanto a versão para iOS ficaram fora do ar.
Logo após abrir o app e tentar acessar a conta, surgiam mensagens de erro ao carregar os dados da sessão ou de problemas técnicos, indicando a central de atendimento telefônico do Santander como alternativa. Enquanto isso, o Way, dedicado a cartões de crédito, continuou operando normalmente.
Segundo o site DownDetector, que monitora serviços online, os problemas com o Santander começaram por volta de 16h, com um crescimento repentino no número de reclamações de clientes. Após às 16h15, houve uma queda acentuada no gráfico.


Nas redes sociais, o banco respondeu a clientes, dizendo que se trata de uma instabilidade que já estava sendo regularizada e sugerindo uma nova tentativa mais tarde.
Poxa, nosso aplicativo não está disponível no momento, mas já estamos trabalhando para resolver o quanto antes. Até lá, você pode utilizar o Internet Banking (https://t.co/RZ8OFHxcB8), Caixa Eletrônico, Agência ou Central de Atendimento 4004-3535 ou 0800-702-3535. Contamos com a…
— Santander Brasil (@santander_br) September 5, 2025
O Santander não foi o único banco a cair nesta sexta-feira. Mais cedo, o Nubank apresentou problemas no Pix, mas a situação foi solucionada em aproximadamente uma hora. Vale notar que hoje é o quinto dia útil do mês, quando muita gente recebe seu salário e precisa pagar contas.
Atualizado às 17h50, após o reestabelecimento dos sistemas.