O SBT encerrou o mês de julho com motivos para se preocupar diante do crescimento da Record na TV aberta brasileira. De acordo com dados da antar Ibope Media, o canal perdeu audiência no acumulado dos sete primeiros meses do ano e amargou o terceiro lugar isolado em todas as faixas horárias no país.
No recorte principal do Ibope, a média dia, que abrange das 7h à 0h00, o SBT anotou apenas 2,8 pontos de média, 72% a menos que a Record, que angariou 4,7 pontos e um crescimento de 2%.
Na média 24 horas, o SBT obteve apenas 2,3 pontos de média e 6% de share (número de televisores ligados), enquanto a Record cravou 3,6 pontos de média e 10% de participação.
A disputa entre SBT e Record também foi desfavorável para o canal fundado por Silvio Santos (1930-2024) dentro dos números aferidos pelo Ibope na Grande São Paulo, a principal praça do país.
SBT leva ferro da Record na maior praça do país
Entre janeiro e julho, o SBT angariou 3,3 pontos de média e 7% de televisores ligados, enquanto a Record amealhou 5,1 ponto de média e 12% de participação, uma diferença de 55%.
Na média 24 horas, o SBT fez 2,9 pontos no mesmo recorte, enquanto o principal concorrente pela vice-liderança registrou 3,9 pontos de audiência.
SBT faz de tudo, mas não chega perto da Record
Nenhuma novidade anunciada pelo SBT em 2025 obteve resultados suficientes para incomodar a Record, desde o Eita, Lucas!, Alô Você, até o retorno do Casos de Família e, mais recentemente, do Aqui Agora.
Assim como em outros “carnavais”, o canal paulista fez frente ao seu principal adversário com as joias da casa: Programa Silvio Santos, Domingo Legal, Programa do Ratinho, The Noite e A Praça É Nossa.
Os dados são consolidados pelo Ibope.

Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].