Sinop, 24/01/2026 12:41

  • Home
  • Destaques
  • Secretaria de Saúde alerta a população para as vacinas da pré-adolescência

Secretaria de Saúde alerta a população para as vacinas da pré-adolescência

Vacinar é um ato de amor que se estende por toda a vida e para cada faixa etária, o Ministério da Saúde estabelece vacinas específicas, que visam proteger, reforçar as defesas e evitar o agravamento de doenças.
No entanto, apesar das campanhas em nível federal, estadual e dos esforços dos municípios, os índices de cobertura vacinal estão abaixo da meta, principalmente, nas doses destinadas aos adolescentes.
A supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Cláudia Engelmann, explica que o calendário nacional contempla 19 vacinas, que protegem as pessoas em todos os ciclos da vida.
Somente na faixa etária entre os nove e 18 anos, são quatro vacinas importantes, HPV (9 a 14 anos), Meningocócica ACWY (11 a 14 anos), Dengue (10 a 14 anos) e o reforço da dT (Difteria e Tétano).
Segundo a supervisora, talvez por falta de campanhas específicas nessa faixa etária, muitos pais acabam se esquecendo de vacinar os filhos, o que pode acarretar prejuízos a saúde do adolescente.
Até o dia 31 de outubro, acontece em todo o Brasil, a Campanha de Multivacinação. Em Lucas do Rio Verde, todas as unidades básicas de saúde estão com os estoques reforçados a fim de atender a comunidade. “A Multivacinação é a oportunidade para os pais colocarem a vacina dos filhos em dia. Se não sabe, se está com alguma vacina em atraso, vá até uma unidade, apresente o cartão, que a equipe vai conferir e vacinar, se necessário”, explica a supervisora.
Incluída no calendário nacional em 2014, a vacina contra o HPV é uma das mais importantes. Aplicada entre os nove e 14 anos, o imunizante previne a infecção pelo vírus do papiloma humano, que pode causar câncer de colo uterino, ânus, pênis e garganta.
Em Lucas do Rio Verde, a taxa de cobertura está acima da meta entre as meninas (112%) e abaixo do ideal em relação aos meninos (90%). No entanto, em relação a vacina contra a dengue, os números não são satisfatórios.
Segundo dados da Vigilância em Saúde, foram imunizadas 3.480 pessoas, sendo 2.415 em primeira dose e 1.065 em segunda dose. A meta são 6.184 crianças e adolescentes nas duas etapas.
“São vacinas seguras, eficazes e que estão a disposição da comunidade gratuitamente. É preciso que as famílias se conscientizem sobre a importância de manter o cartão de vacina atualizado”, finaliza Cláudia.


9

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Volta às aulas: Notebook Acer Nitro tem 49% de desconto com cupom

Notebook Acer Nitro V15ANV15-51-57WS R$ 4.103,05 R$ 7.99949% OFF Prós Tela de 144 Hz RTX…

Colisão entre duas motocicletas deixa feridos com fraturas em Alta Floresta

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas deixou duas pessoas feridas na Avenida Amazonas, em…

onde assistir ao clássico entre Palmeiras x São Paulo

É sábado de Choque-Rei! Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela 5ª rodada do Paulistão,…