O secretário de Assistência Social de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, José Carlos Costa, gravou um vídeo ameaçando cancelar os benefícios dos contemplados pelo Bolsa Família caso não participassem de uma conferência.
O conteúdo foi compartilhado no WhatsApp na terça-feira (1°). No vídeo, José Carlos diz que é obrigatória a participação dos beneficiários na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. “Todas as pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família da sede são obrigadas a participar da conferência. Se não participar, poderá ter o seu benefício suspenso ou bloqueado “, afirmou.
No dia seguinte, horas antes do evento, o secretário voltou atrás na declaração. “Todas as pessoas da nossa sociedade estão convidadas, ninguém é obrigado a participar da conferência”, declarou em um novo vídeo disparado nas redes sociais.
O caso gerou bastante repercussão entre os moradores. Segundo um morador que pediu para não ser identificado, além do secretário, os funcionários da prefeitura foram orientados a disseminar os vídeos feitos pelo secretário.
“Isso aí é ilegal. E o pior é que ninguém pode falar nada lá, se não é ameaçado a ser mandado embora, então todo mundo fica quietinho”, relatou.
Em outro vídeo, o secretário esclarece que a presença é exigida pois, no encontro, será feita a atualização do cadastro do Bolsa Família, e sem revisão dos dados, o benefício pode ser bloqueado.
O Primeira Página procurou a prefeitura de Juscimeira, mas não recebeu retorno até a publicação dessa reportagem.
Na sequência, veja os 4 vídeos publicados por ele:
-
Ex-secretário de Cuiabá preso na pandemia retoma passaporte
-
Exoneração ao vivo: secretário da Câmara de Cuiabá se demite na tribuna
-
Caminhão da merenda escolar pega fogo em Cáceres