Sinop, 06/02/2026 16:33

  • Home
  • Política
  • Senado avança em projeto que pode reduzir imposto para produtores rurais

Senado avança em projeto que pode reduzir imposto para produtores rurais

Um projeto de lei que propõe mudanças no cálculo do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) foi aprovado pelo Senado Federal, nessa quarta-feira (2), por meio da Comissão de Agricultura (CRA).

De acordo com o texto da proposta, o PL 1.648/2024 tem o objetivo de tornar a tributação mais justa ao considerar apenas a área aproveitável dos imóveis rurais, excluindo do cálculo áreas ambientais protegidas e outras parcelas não produtivas.

Senado avança em projeto que pode reduzir imposto para produtores rurais. (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O autor do projeto é o senador Jayme Campos (União-MT), e agora a proposta vai para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de ser votado no plenário do Senado Federal.

Mudanças para os produtores

A principal mudança sugerida é a definição de que o Grau de Utilização (GU), parâmetro utilizado para calcular o ITR, incida apenas sobre a área aproveitável da propriedade, e não sobre sua totalidade. 

projeto de lei ITR

Isso traria mudanças, principalmente, para os produtores da Amazônia, onde até 80% das terras precisam ser destinadas à preservação ambiental.

O relator do projeto, o senador Fernando Farias (MDB-AL), acredita que a alteração evita penalizações injustas para produtores que preservam áreas ambientais e promove uma tributação mais equilibrada em todo o país.

Investimentos no meio rural

Outra modificação feita no texto prevê que os valores arrecadados com o ITR pelos municípios conveniados e pelo Distrito Federal sejam aplicados prioritariamente em melhorias no meio rural, e não obrigatoriamente, como previa o texto original. 

Essa mudança busca respeitar a Constituição, que proíbe a vinculação direta da arrecadação de impostos a despesas específicas.

  1. Governo publica edital de concessão da Rota Agro entre MT e Goiás

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Descarte de lixo é rotina em Campo Grande e moradores cobram fiscalização

Apesar de ser crime ambiental, o descarte irregular de lixo segue como um problema recorrente…

Atualização do Windows 11 causa quedas de desempenho e bugs em jogos, alerta Nvidia

A Nvidia recomendou a desinstalação de uma atualização recente do Windows 11 como forma de…

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Até o dia 1º de abril está proibida a exploração florestal sustentável em Mato Grosso.…