Com serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar, o Mutirão Rural atendeu quem mais precisa em Alta Floresta e região. A ação é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), em parceria com o Sindicato Rural do município. Durante os dois dias, foram realizados quase 500 atendimentos, promovendo mais qualidade de vida para a população.
“Essa parceria com o Senar/MT é fundamental. Sozinhos não conseguiríamos realizar uma ação como essa. Estamos muito felizes em contribuir para melhorar a vida das famílias da zona rural do nosso município”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walvir Coco.
A programação começou na quinta-feira (31), na sede do Sindicato, com a presença da unidade móvel do Senar/MT. Foram ofertados atendimentos odontológicos e oftalmológicos para a população. A produtora rural Paulina Fernandes foi uma das primeiras a chegar. Às 3 horas da manhã ela já estava na fila para garantir sua vaga com o oftalmologista.
“Fiquei muito feliz, porque a gente sabe o quanto é difícil conseguir esse tipo de atendimento. Vim cedinho, mas valeu a pena. O médico foi muito atencioso e agora vou poder cuidar melhor da minha visão”, contou Paulina.
Os pacientes que passaram pela consulta oftalmológica e precisaram de correção visual já fizeram o pedido dos óculos, que serão entregues gratuitamente pelo Sindicato Rural nos próximos dias.
Já na sexta-feira (1º), foi a vez da comunidade Ouro Verde receber o Mutirão Rural. A escolha da localidade levou em consideração a distância dos serviços básicos e a necessidade de garantir acesso à saúde e cidadania para quem mais precisa.
“Esse é o verdadeiro propósito do Mutirão: chegar onde muitas vezes o poder público não consegue, levando dignidade e cuidado para as famílias do campo. São ações simples, mas que fazem toda a diferença na vida dessas pessoas”, destacou Caio Souza, gerente de Operações do Senar/MT.
Nesta edição, a Prefeitura de Alta Floresta também participou do Mutirão Rural, oferecendo orientações de saúde e vacinação e atendimentos de cidadania ampliando o alcance da ação.