A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova), está com as inscrições abertas para a 3ª edição do Acelera GovMT. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) para impulsionar iniciativas intraempreendedoras na administração pública estadual.
Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto por meio deste link. Serão selecionadas 20 equipes, que irão desenvolver projetos inovadores impactando positivamente no funcionamento dos serviços prestados à sociedade.
Segundo o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a proposta é valorizar os servidores e criar um ambiente propício para o surgimento de soluções inovadoras. “O governo está oferecendo uma excelente oportunidade para que os servidores coloquem suas ideias em prática, valorizando cada uma delas e possibilitando a alavancagem de seus projetos. É uma forma de consolidar essas iniciativas e gerar impactos positivos na gestão pública”, afirmou o secretário.
Cada equipe deve ter de dois a cinco participantes. Podem participar servidores civis e militares, comissionados, contratados, estagiários, residentes técnicos, empregados públicos do Poder Executivo de Mato Grosso.
O superintendente de Governança para Resultados, Eficiência e Inovação da Seplag, Washington da Silva, reforça que o objetivo é despertar o protagonismo dos servidores.
“O Acelera Gov é uma forma de reconhecer e valorizar o talento dos servidores. É um incentivo que mostra que o governo acredita no seu potencial de liderança e na capacidade de desenvolver ideias inovadoras que podem transformar a administração pública”, explica o superintendente.
Vencedor da segunda edição, que ocorreu neste ano, com o projeto “Descomplica IA”, o superintendente de Inteligência Tecnológica, Anderson Luís de Campos Barbosa, destacou o quanto o programa agregou para ele e sua equipe.
“Já tínhamos a ideia do projeto ‘Descomplica IA’, mas o programa nos ajudou a amadurecer e validar o escopo. Descobrimos uma nova direção e aplicamos esse aprendizado em outros projetos de TI. O mais importante foi adquirir uma visão nova sobre inovação para entregar serviços mais eficazes e com valor agregado. O Acelera nos ensinou a pensar diferente e melhorar continuamente. Foi uma experiência muito enriquecedora”, finaliza o superintendente.
Lançamento
O lançamento será em 5 de agosto, às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), com a palestra do professor e escritor Marcelo de Elias sobre “Inovação, Mudanças e Futuro: como ser protagonista de um novo amanhã!”. Faça sua inscrição para a palestra de lançamento aqui.