Sinop, 16/07/2025 04:58

  • Home
  • Destaques
  • Servidores da Prefeitura estão imunizados contra influenza

Servidores da Prefeitura estão imunizados contra influenza

Em função do começo do período da estiagem em nossa região, a Secretaria Municipal de Fazenda, através da Superintendência de Controle Urbano, tem intensificado o trabalho de notificação, aplicação de multas e até de limpeza de terrenos particulares sujos, em caso da inércia dos proprietários. Nesse último caso, o serviço é realizado pelo Município e depois, cobrado dos proprietários.

Com autorização prevista em lei, o Município vem fazendo esse trabalho de limpeza de terrenos particulares sujos desde maio passado. Somente nesta semana o cronograma prevê a limpeza de 11 terrenos em diversos locais da cidade. Em um terreno irregular na Avenida Padre Anchieta, na Vila Aurora, por exemplo, a limpeza total da área e do passeio público ocorreu nesta quinta-feira e sexta-feira (3 e 4/7), havendo multas desde 2023.

O superintendente de Controle Urbano, John Kenned Pereira, enfatiza que, nesse período de estiagem, é importante que os proprietários mantenham seus terrenos limpos, a fim de evitar que a vegetação seca da área seja foco de queimadas, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população, especialmente crianças e idosos. Nesse contexto, observa que o Corpo de Bombeiros informou que em 2024 houve aumento nos índices de queimadas urbanas.

Em muitos casos, a limpeza inclui retirada do lixo e entulho existente no terreno. Foto: Marcos Miraglia

Conforme John Kenned, em um primeiro momento, o Município identifica os locais em desacordo com a legislação, notifica e dá o prazo de 15 dias para que a limpeza seja feita. Caso o serviço não seja feito nesse prazo, alerta que é aplicada multa e, em seguida, encaminhado para constar no cronograma de limpeza pela própria municipalidade, repassando depois o custo ao proprietário. A limpeza pela Prefeitura também é feita nos casos dos contribuintes que já foram multados, são reincidentes e seguem com os terrenos sujos.

Havendo a limpeza do terreno pelo Município, o proprietário terá de pagar, além do custo da limpeza, as multas existentes. A cobrança é feita conforme a metragem da área, havendo diferenciação entre a roçada simples e a limpeza total com recolhimento de lixo e entulho. Nesse caso de limpeza com recolhimento do material, o custo da limpeza gira em torno de R$ 2.500,00 para um terreno médio.

Além da fiscalização e limpeza dos terrenos particulares, a Prefeitura de Rondonópolis segue fazendo a limpeza dos terrenos públicos, com serviço feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Denúncias de terrenos sujos e irregulares podem ser feitas através dos telefones (66) 3411-3517/98413-0867.

Superintendente de Controle Urbano, John Kenned Pereira: “é importante que o contribuinte mantenha o terreno limpo”. Foto: Marcos Miraglia

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Acidente envolvendo quatro veículos deixa sete feridos no interior de MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu no domingo (13.7) por voltas…

agro expõe prejuízos com taxa dos EUA, mas pede que ainda não haja retaliação

Em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin nesta terça-feira (15), porta-vozes de entidades representativas do…

Sorriso sediará evento de artes marciais mistas no próximo domingo

DA ASSESSORIA Sorriso recebe, no próximo domingo (20), mais uma edição do Fight Night Champion…