Sinop, 30/07/2025 16:06

  • Home
  • Geral
  • Setor do etanol brasileiro lamenta “retrocesso” e critica tarifa de Trump

Setor do etanol brasileiro lamenta “retrocesso” e critica tarifa de Trump

As duas principais entidades do setor sucroalcooleiro no Brasil criticaram a tarifa recíproca anunciada nesta quinta-feira (13) pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Em comunicado sobre a medida, o governo dos Estados Unidos citou como exemplo as importações e exportações de etanol entre os dois países.
“A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade”, diz nota assinada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e a Bioenergia Brasil.

Para as entidades, uma atuação dos governos estaduais nos EUA e da indústria local do etanol é fundamental para evitar o que chamaram de “retrocesso” em relação à agenda da transição energética e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Leia a íntegra da nota do setor sucroalcooleiro brasileiro:
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e a Bioenergia Brasil, principais entidades representativas do setor no Brasil, lamentam que o etanol tenha sido incluído no Memorando de Tarifas Recíprocas, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O documento determina a realização de estudos para o “Plano Justo e Recíproco”, que prevê a alteração das atuais relações comerciais dos Estados Unidos.

A medida pretende colocar no mesmo patamar o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos, embora possuam atributos ambientais e potencial de descarbonização diferentes, e portanto não faz sentido falar em reciprocidade. Se a medida se confirmar, será mais um passo dos Estados Unidos rumo ao abandono à rota de combate à mudança do clima.

Esperamos que os estados americanos e a indústria local, comprometidos com o combate à mudança do clima, trabalhem para impedir esse retrocesso proposto pelo governo.

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

DAE avança e corrige ligações irregulares que afetam pressão e abastecimento

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) segue avançando com o trabalho…

Mulher perde mais de R$ 5 mil após receber ameaças de falso integrante de facção em Alta Floresta

Uma jovem de 25 anos procurou a Polícia Militar na tarde de terça-feira (29) após…

Samuel Lino sobre o Flamengo: “É superior ao Atlético de Madrid”

Contratado pelo Flamengo, Samuel Lino deixou o Atlético de Madrid, da Espanha. Em entrevista à…