Sinop, 26/07/2025 09:13

  • Home
  • Destaques
  • Sorriso conhece inovações na atenção primária e urgência de Curitiba

Sorriso conhece inovações na atenção primária e urgência de Curitiba

DA ASSESSORIA

Em busca de referências para aprimorar atendimento, logística e acolhimento na rede municipal

Na última segunda-feira, 21, a médica e coordenadora da Atenção Primária de Sorriso, Dra. Silvana Pfeifer, realizou uma visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR), com o objetivo de conhecer de perto experiências exitosas da capital paranaense no campo da saúde pública. A agenda incluiu visitas a unidades, reuniões com gestores e a apresentação de diversos programas e ferramentas tecnológicas adotadas pelo município.

A iniciativa faz parte de um movimento da Secretaria de Saúde de Sorriso voltado à inovação, qualificação da gestão e fortalecimento dos serviços prestados à população.

Durante a visita, Dra. Silvana conheceu o funcionamento do programa Mãe Curitibana, referência nacional no acolhimento e cuidado integral à gestante. O programa promove o acompanhamento desde o pré-natal até o puerpério, priorizando o atendimento humanizado. “É um modelo que coloca a mulher como protagonista do processo gestacional, com respeito, escuta e garantia de direitos”, destacou a coordenadora.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do Saúde Já!, um sistema digital que permite o agendamento de consultas, monitoramento de pacientes e integração entre os níveis de atenção. A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, que também é médica, explicou que o sistema visa, entre outros objetivos, a redução da mortalidade materno-infantil e o fortalecimento da atenção primária com resolutividade e agilidade.

A visita também incluiu uma imersão no modelo de Telerregulação e gestão do Samu, coordenado pela médica Keity Daniela Arias, diretora do Sistema de Urgência e Emergência. Foram apresentados os protocolos, fluxos de atendimento e indicadores de desempenho, além da logística integrada entre as unidades básicas, o Samu e os hospitais. Um dos diferenciais observados foi a comunicação direta entre os médicos das unidades e as viaturas em campo, garantindo respostas mais rápidas em situações críticas.

Para a Dra. Silvana, a partir da experiência vivida em Curitiba, novas estratégias devem ser discutidas com as equipes técnicas, visando fortalecer a gestão da saúde em Sorriso e construir um sistema ainda mais eficiente, acolhedor e voltado às necessidades da população.

“Foi uma experiência transformadora e que será aplicada na medida do possível em nossa rede. Toda a vivência e os conhecimentos adquiridos serão compartilhados com os demais coordenadores da rede, com o propósito de adaptar e implementar algumas dessas ideias em nossa realidade.”

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, reforçou a importância de iniciativas como essa para o aprimoramento dos serviços em Sorriso. “Buscar boas práticas e conhecer modelos de excelência é um dever de toda gestão comprometida. O que vimos em Curitiba mostra que é possível inovar sem perder a sensibilidade no atendimento”.

A coordenadora da Atenção Primária de Sorriso, Cátia Luciano, também destacou o impacto da visita técnica. “Ficamos muito entusiasmados com o que foi apresentado. Curitiba está à frente em várias soluções, especialmente no acolhimento das gestantes e na agilidade dos atendimentos. É inspirador ver o quanto a tecnologia pode estar a serviço da humanização, e isso reforça nosso compromisso de continuar evoluindo.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CCJ aprova projeto de lei para uso de arbitragem na solução de disputas em condomínio | Legislação

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe uma mudança no Código…

Homem descobre doze dias depois do casamento que esposa era um homem disfarçado

Foto: Reprodução Da Redação Indonésia Um homem indonésio viveu uma experiência devastadora poucos dias após…

Jovem é executado a tiros próximo a cemitério em MT; mulher também foi baleada

Ilustração Polícia Civil investiga ligação com disputa entre facções Ilustração Polícia Civil investiga ligação com…