Sinop, 08/08/2025 03:09

  • Home
  • Destaques
  • Sorriso: Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre atualização da carteira vacinal

Sorriso: Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre atualização da carteira vacinal

DA ASSESSORIA

Há sempre vacinas importantes que precisam ser tomadas ou reforçadas.

Atualizar a carteirinha de vacinação vai muito além de uma obrigação. Cada vacina registrada representa uma barreira contra doenças que já causaram sofrimento e perdas, mas que hoje podem ser evitadas com uma simples picadinha.

A caderneta funciona como um verdadeiro mapa da nossa proteção. Ela indica quais defesas já foram construídas e quais ainda precisam ser fortalecidas. E isso vale para todas as fases da vida. Há sempre vacinas importantes que precisam ser tomadas ou reforçadas.

A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, ressalta que a atualização da caderneta deve ser vista como uma prioridade de saúde e que cada dose aplicada é uma forma de prevenir doenças, surtos e pandemias.

“Quanto mais gente vacinada, mais a circulação de vírus e bactérias é significativamente reduzida, o que contribui para a proteção de quem não pode receber imunizantes diretamente, como pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou com alergia a componentes das vacinas”, orienta.

Estar com as vacinas em dia também facilita o acesso a diversos serviços, como saúde, educação, viagens e concursos públicos, além de proteger especialmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como destaca o secretário municipal de Saúde, Vânio Jordani.

“Ao se vacinar, a pessoa também contribui para a segurança individual e daqueles que estão ao seu redor. Esse cuidado coletivo é fundamental para impedir o agente infeccioso e o retorno de doenças já controladas ou erradicadas, como a poliomielite, sarampo, hepatite B e tétano”.

Kátia reforça ainda que prevenir é sempre mais seguro e econômico do que tratar uma doença já instalada.

“Muitas complicações de saúde podem ser evitadas com um programa vacinal eficiente e contínuo. Caso a pessoa tenha dúvida se tem doses pendentes ou não, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou de referência para que os profissionais avaliem a carteirinha. A vacina é segura, eficaz, gratuita e salva vidas”, finaliza.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em ascensão, Windson Torres quer disseminar o jiu-jitsu pelo mundo

Natural de Formosa–GO, Windson Torres é um dos grandes nomes em ascensão do Jiu-Jitsu Brasileiro…

Próximo capítulo da novela, sexta-feira, 8 de agosto

No capítulo de A Viagem desta sexta-feira, 8 de agosto, na Globo, Zeca e Sofia…

Petrobras anuncia que conselho aprovou volta da empresa à distribuição de gás de cozinha | Empresas

A Petrobras informou na noite da quinta-feira (7) que seu conselho de administração aprovou a…