Sinop, 03/08/2025 08:04

  • Home
  • Destaques
  • STF suspende julgamento de ação contra lei que proíbe moratória da soja | RDNEWS

STF suspende julgamento de ação contra lei que proíbe moratória da soja | RDNEWS

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, atendeu ao pedido do Governo de Mato Grosso e retirou da pauta de julgamento a medida cautelar contra a Lei Estadual 12.709/2024, que proíbe a concessão de incentivos fiscais para as empresas adeptas à moratória da soja. Na quarta-feira (19), Dino recebeu também uma comitiva de deputados estaduais mato-grossenses, que defenderam a constitucionalidade da lei.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A retirada do referendo à medida cautelar da pauta de julgamento do STF atende ao pedido da Procuradoria-Geral do Estado para que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes.

“Determino a intimação das partes autoras para que se manifestem sobre o pedido de designação de audiência de conciliação, no prazo comum de cinco dias”, determinou Flávio Dino.

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, em outubro de 2024, estabelece novos critérios para a concessão de incentivos fiscais no âmbito do Estado de Mato Grosso e, na prática, impede a concessão para as empresas adeptas da moratória da soja.

No entanto, a pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Verde e a Rede Sustentabilidade, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o ministro do STF suspendeu a Lei Estadual em dezembro do ano passado.

Na manifestação pela audiência de conciliação com as partes autoras da ADI, a PGE informou que o Governo possui “tratativas para a solução consensual da questão” com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), “especialmente no que respeita à revisitação do acordo denominado moratória da soja.”

A moratória da soja é um acordo de 2006 firmado entre algumas empresas exportadoras, que veda a compra de soja plantada em áreas desmatadas da Amazônia, ainda que o desmate tenha ocorrido dentro da lei.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morre ator de novelas da Globo e Record, aos 48 anos, após grande luta contra doença

O Brasil se despede neste fim de semana de mais um talento da dramaturgia. Morreu…

Senar/MT leva atendimento de qualidade a quem mais precisa em Alta Floresta

Com serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar, o Mutirão Rural atendeu quem mais precisa…

Mixto e Luverdense abrem mata-mata da Série D com jogos em casa neste sábado

Alvinegro da Vargas encara a Portuguesa no Dutrinha, enquanto o Verdão do Norte encara o…