Sinop, 09/08/2025 13:46

Taxa de informalidade se aproxima de novo patamar mínimo, diz IBGE | Brasil

A taxa de informalidade foi de 37,9% no trimestre encerrado em abril, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o atual patamar, a taxa é a quinta menor da série histórica da pesquisa, que para esse indicador começa em 2015. Todas as quatro taxas mais baixas foram registradas em 2020, ano da pandemia.

Para o analista do IBGE William Kratochwill, a taxa pode chegar a um novo patamar mínimo nos próximos meses, mas agora graças ao bom desempenho do mercado de trabalho, com aumento da formalização, e não aos efeitos da pandemia sobre o emprego informal.

“Talvez nos próximos trimestres podemos nos aproximar da menor taxa de informalidade da série histórica da Pnad”, disse ele, ao comentar os resultados da pesquisa para o trimestre encerrado em abril.

  • Taxa de desemprego recua para 6,6% no trimestre encerrado em abril, menor da série histórica para o período
  • Massa de rendimentos e número de trabalhadores registrados no trimestre encerrado em abril atingem recordes

A taxa de informalidade indica a parcela de trabalhadores ocupados que atua no setor informal. A taxa caiu de 38,3% no trimestre encerrado em janeiro para 37,9% no trimestre concluído em abril. Em igual trimestre de 2024, a taxa estava em 38,7%.

Na pandemia, a necessidade de isolamento social afastou os trabalhadores informais do mercado, especialmente nos primeiros meses. Muitos desistiram de procurar trabalho. Só que a classificação de desempregado (ou desocupado) pelo IBGE pressupõe uma busca por vaga. Portanto, esses trabalhadores não eram classificados como desempregados.

Como houve saída de trabalhadores informais, o contingente que permaneceu no mercado era, proporcionalmente, mais formal, o que é chamado como efeito composição.

“Em 2020, ano da pandemia, todos os indicadores saíram da sua evolução normal. Com o fechamento [da economia], muitos dos informais ficaram sem trabalhar e o montante de informais diminuiu. Os informais “desapareceram” e a taxa foi lá para baixo”, disse Kratochwill, ao explicar o efeito composição.

“Quando tivemos essa taxa mais baixa antes foi porque houve uma experiência da natureza que impediu as pessoas de buscar trabalho. […] Agora, estamos numa taxa de informalidade menor, mas pela evolução natural do mercado de trabalho”, afirmou, ao citar a tendência de redução do setor informal desde o fim de 2021.

— Foto: Pixabay

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em Nova Bandeirantes

Uma briga familiar terminou com um homem de 50 anos ferido por golpe de faca…

João Fonseca: confira onde assistir o brasileiro no Masters de Cincinnati

Após vencer o chinês Bu Yunchaokete, João Fonseca volta às quadras do Masters 1000 de…

João Silva estreia hoje no SBT? Saiba a decisão da emissora

João Silva é o novo contratado do SBT. A primeira edição do Programa do João…