Sinop, 05/02/2026 20:18

  • Home
  • Destaques
  • TCE autoriza rescisão de contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra trabalho em 3 turnos | RDNEWS

TCE autoriza rescisão de contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra trabalho em 3 turnos | RDNEWS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu aval para o acordo de rescisão amigável do contrato firmado entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, em decisão publicada nesta quinta-feira (20). A rescisão impõe a conclusão do trecho na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá.

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Diante de uma série de atrasos e falhas na implantação do modal, o presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, cobrou mais agilidade nas obras e defendeu que os trabalhos sejam executados em três turnos e aos finais de semana, reiterando que um auditor da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura vai acompanhar a execução dos trabalhos diariamente. 

“A população já sofreu demais com essa obra. Os erros do passado, como os do VLT e os que levaram a essa rescisão, não podem se repetir. Esperamos uma conclusão em um prazo mais breve possível, por isso defendo que o trabalho seja feito nos três turnos e aos finais de semana. Nós vamos acompanhar cada etapa, porque quem está pagando essa conta é o cidadão e ele merece respeito”, manifestou.

A decisão pela legalidade do termo de acordo para a rescisão é do conselheiro Valter Albano, que é relator do acompanhamento simultâneo especial n° 536385/2023, referente ao contrato. Os documentos analisados mostram que, embora a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) tenha notificado o consórcio 50 vezes durante o contrato, as irregularidades persistiram, o que motivou a abertura do processo administrativo para a rescisão do contrato nº 52/2022. 

Entre os principais problemas apontados estão falhas na entrega de projetos, ausência de materiais e equipamentos, atrasos na execução de pavimentos e falhas na coordenação das atividades. “As soluções emergidas do acordo extrajudicial para extinguir a relação contratual de forma amigável, à luz do consensualismo e do diálogo, evitam conflitos judiciais e insegurança jurídica”, destaca Albano. 

O conselheiro explica ainda que a rescisão consensual atende ao princípio da supremacia do interesse público, pois viabiliza a continuidade das obras iniciadas, sem a necessidade de uma nova licitação imediata. O acordo firmado prevê que o consórcio finalize os trechos mais avançados da obra em até 150 dias e se comprometa a corrigir pendências. 

Em contrapartida, o Estado se comprometeu a realizar pagamentos indenizatórios relativos a desequilíbrios no contrato e a suspender multas aplicadas em razão de irregularidades já verificadas. Além disso, a Sinfra poderá retomar sanções caso o consórcio descumpra as obrigações pactuadas. O cumprimento do acordo extrajudicial será acompanhado pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura do TCE-MT. 

“A paralisação da implantação do modal de transporte público BRT impacta e prejudica a vida de aproximadamente 1 milhão de cidadãos, motivo pelo qual, observadas as normas e princípios aplicáveis, deve ser garantida a continuidade do empreendimento, que trata de um direito social previsto no art. 6º da Constituição da República”, pontuou Albano.

O posicionamento acompanhou parecer do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, que apontou que a rescisão amigável é a medida que melhor atende o interesse público.

A obra do BRT foi orçada inicialmente em R$ 463 milhões e o consórcio executou apenas 18% do projeto. Agora, a solução encontrada para conclusão da obra em seu trecho mais crítico – nas avenidas Tenente-coronel Duarte e XV de Novembro, em razão do canal da Prainha – é a licitação com “fatiamento” em lotes entre várias empresas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jogo baseado em obra de Machado de Assis ganha data de lançamento

Jogo baseado em obra de Machado de Assis ganha data de lançamento – Canaltech Canaltech…

Jornalistas se envolvem em briga durante cobertura de acidente na BR-163, em Sinop

Dois jornalistas que atuam em Sinop, se envolveram em uma briga durante a cobertura de…

TCE-MT recomenda adesão de municípios à Central de Compras para baratear licitações e reduzir burocracia » Esportes & Notícias

Comprar mais barato e com menos burocracia. Esse é o principal objetivo da recomendação feita…