O tênis mato-grossense vive um momento histórico. Os atletas Leonardo Storck e Livas Damázio, ambos de Cuiabá, foram peças-chave na conquista do título Sul-Americano Sub-16 por equipes, neste sábado (2), no Paraguai. A vitória emocionante sobre o Equador na final também garantiu o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, a Copa Davis juvenil, que será disputada em novembro, em Santiago, no Chile.
A equipe brasileira, formada ainda por Carlos Eduardo Lino, de Blumenau (SC), teve campanha impecável durante a semana. Mas, foi na decisão contra o Equador que os cuiabanos mostraram força, técnica e sangue frio nos momentos decisivos.
Livas Damázio abriu a série com uma atuação sólida diante de Jaime Robles, vencendo por duplo 6/3. Em seguida, Storck fez jogo equilibrado, mas acabou superado por Emilio Camacho por 6/0 e 7/6.
O ponto decisivo veio nas duplas: Livas e Storck, jogando juntos como legítima dupla cuiabana, derrotaram Camacho e Robles em uma batalha de tirar o fôlego: 6/2, 6/7 (7/5) e 10/7 no super tie-break.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além do título, o feito representa a segunda participação de Leonardo Storck no Sul-Americano – ele agora é bicampeão. Ano passado, também integrou o time brasileiro no Mundial disputado na Turquia, onde venceu seus jogos de simples. Já Livas Damázio, que tem apenas 15 anos, foi campeão Sul-Americano nos 14 anos em 2023 e levou o Brasil à inédita final do Mundial da categoria, sendo vice-campeão ao lado da equipe nacional diante dos Estados Unidos, na República Tcheca.
Ao longo do torneio no Paraguai, o Brasil venceu com autoridade Uruguai, Bolívia, Venezuela e Chile, sem perder nenhum confronto. A consistência dos atletas durante a semana, especialmente de Livas – que venceu todos os seus jogos, simples e duplas – foi fundamental para a classificação.
Agora, os cuiabanos se preparam para o Mundial com a responsabilidade de representar o Brasil entre os 16 melhores países do planeta na categoria. Com atuações seguras, maturidade tática e resultados expressivos, Leonardo Storck e Livas Damázio consolidam-se como os nomes mais promissores do tênis juvenil brasileiro – e orgulhos do esporte de Mato Grosso.