Sinop, 04/02/2026 01:10

  • Home
  • Geral
  • TJMS amplia remição de pena por leitura e elimina lista prévia de títulos

TJMS amplia remição de pena por leitura e elimina lista prévia de títulos

As regras para a remição de pena pela leitura nos estabelecimentos penais do estado foram alteradas e ampliadas pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), conforme nova portaria publicada pelo GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização) do sistema carcerário.

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/TJMS)

Conforme a portaria, todas as pessoas privadas de liberdade que comprovarem a leitura de qualquer obra literária, independentemente de participação em projetos específicos ou de listas prévias de títulos autorizados terão direito à remição de pena pela leitura.

Para cada livro lido, poderão ser remidos quatro dias de pena, observado o limite de até 12 obras por ano, possibilitando a remição máxima de 48 dias a cada período de 12 meses. A ampliação do acesso às obras altera significativamente em relação à norma anterior, que previa a utilização de acervos previamente definidos.

O procedimento também prevê que o empréstimo do livro seja registrado no acervo da biblioteca da unidade prisional, a partir do qual a pessoa custodiada terá prazo de 21 a 30 dias para realizar a leitura. Após esse período, deverá ser apresentado em até 10 dias um relatório de leitura, conforme modelo definido em anexo à portaria.

O texto também relata sobre a composição e a ampliação dos acervos das unidades prisionais, inclusive por meio de doações, assegurando diversidade de autores e gêneros literários, sendo vedada qualquer forma de censura, e assegurando o acesso ao livro e à leitura a todas as pessoas privadas de liberdade.

A validação dos relatórios ficará a cargo de uma Comissão de Validação, que deverá ser instituída pelo Juízo da Vara de Execução Penal competente, composta por representantes do Poder Executivo, especialmente da área educacional e da administração penitenciária, além de docentes, bibliotecários, integrantes da sociedade civil, instituições de ensino, pessoas privadas de liberdade e familiares.

Também estão previstas formas de auxílio para pessoas em fase de alfabetização, inclusive com a possibilidade de utilização de outras formas de expressão para registro do conteúdo lido.

Após a validação, os relatórios e a indicação dos dias a serem remidos serão encaminhados ao Juízo da Execução Penal, responsável pela homologação e pelo lançamento das informações no SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation

Sony quer que personagens de IA apresentem podcasts no seu PlayStation – Canaltech Canaltech –…

Força Tática prende homem em flagrante por esfaquear enteado no interior de MT

Reprodução Policiais militares da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam um homem, por lesão…

Brigido é eliminado com porcentagem surpreendente no 3º paredão

A noite desta terça foi marcada pela eliminação surpreendente de Brigido no BBB 26, que…