Sinop, 24/01/2026 08:48

Tornado deixa rastro de destruição e prejuízos passam de R$ 150 mi no Paraná

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu ainda vive um cenário de devastação. Mesmo com o trabalho intenso das equipes de limpeza, manutenção e reconstrução, a cidade deve levar muito tempo para se reerguer. Pelas ruas, o que se vê são estilhaços, placas retorcidas, pedaços de árvores e estruturas espalhadas por todos os lados.

Árvores de grande porte foram arrancadas pela raiz; outras, partidas ao meio. Em meio ao esforço das equipes, o desastre também é marcado por solidariedade.

Bases de todas as forças de segurança e atendimento emergencial foram mobilizadas para apoiar os trabalhos. No campo, os impactos são igualmente profundos. Em uma plantação de eucalipto, o rastro do tornado ficou desenhado entre as fileiras, revelando a intensidade dos ventos que ultrapassaram 300 km/h.

Em uma lavoura de soja, o produtor estima perda de 80% da produção. Em alguns pontos, a queda das folhas deixou apenas os caules expostos; em outros, a força do vento simplesmente arrancou as plantas do solo.

O produtor rural André Donatto percorreu a propriedade após o tornado e relatou o cenário. “Graças a Deus que estamos bem. Estamos bem, só com um estrago emocional e psicológico. A gente fica mais tristes com as vidas que foram ceifadas”, conta.

A produtora Marlei Donatto também reviveu os momentos de pânico.“Quando eu saí pra fora para olhar, o tempo vinha emendado. Quando saímos, já estava tudo destruído” disse.

A região é produtora de soja, milho, feijão, trigo e leite. Segundo entidades do setor, as maiores perdas estão concentradas em estruturas produtivas. Barracões de maquinários vieram ao chão, e um silo teve parte da estrutura completamente retorcida pela força do vento. De acordo com o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, os prejuízos devem ultrapassar R$ 150 milhões.

“Nós andamos por várias propriedades fazendo levantamento das áreas mais afetadas. Se considerarmos todas as interrupções de produção, podemos chegar a esse valor. Muitas lavouras foram varridas pelo vento e pela chuva”, explica o presidente do sindicato rural Laranjeiras do Sul, Eliseu Fernando Telli.

Além de produtor, André Donatto dedica parte do tempo a um projeto social que forma futuros cowboys na cidade. A arena usada pelas crianças, porém, também foi totalmente destruída pela passagem do tornado, mais um símbolo da força do fenômeno e do longo caminho que Rio Bonito do Iguaçu terá pela frente até reconstruir o que foi perdido.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Metadados: O perigo invisível escondido nas suas fotos

Metadados: O perigo invisível escondido nas suas fotos – Canaltech Canaltech – Notícias de Tecnologia,…

Sábado começa com tempo instável e alta umidade em Alta Floresta e região

O sábado (24) começou com um cenário típico do período chuvoso em Alta Floresta (MT).…

Filho de Gugu estreia na Record em 2026 com quadro próprio

Aos 18 anos, João Liberato, filho do icônico Gugu Liberato, dá um passo decisivo em…