Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (16), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que pode impor tarifas comerciais aos países que forem publicamente contrários ao seu plano de assumir o controle da Groenlândia.
Com cerca de 57 mil habitantes, a maior ilha do mundo é um território autônomo do Reino da Dinamarca e rica em terras raras, componentes estratégicos para a fabricação de veículos elétricos e tecnologias de ponta.
“Posso impor tarifas a países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional”, disse sem dar mais detalhes após ser questionado sobre as sobretaxas que fixou nos últimos meses.
Desde o seu primeiro mandato, iniciado em 2017, Trump afirma que a ilha é fundamental aos esforços de segurança interna norte-americana por conta de sua posição estratégica no globo, além da grande quantidade de minerais que possui.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Devido à escalada das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Dinamarca, com apoio de Alemanha, França, Suécia, Noruega, Países Baixos e Reino Unido, passou a reforçar, nesta semana, sua presença militar na ilha.
Também nesta semana, o enviado especial de Donald Trump para a Groenlândia, Jeff Landry, governador do estado da Louisiana, contou que o presidente planeja visitar o território em março. Em entrevista à rede Fox News, ele disse acreditar que um acordo deve ser feito.
“Acredito que um acordo deve e será feito quando tudo isso se resolver”, disse à rede Fox News.
Até o momento, o presidente Lula não fez manifestações a respeito do interesse de Trump na Groenlândia. O chefe do Executivo brasileiro se reúne nesta sexta-feira com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para tratar da assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia.
O post Trump ameaça tarifar países que se oporem ao seu plano de anexar a Groenlândia apareceu primeiro em Canal Rural.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia