Sinop, 24/01/2026 11:35

  • Home
  • Super Fato MT
  • Trump está interessado em se encontrar com Lula, diz autoridade da Casa Branca

Trump está interessado em se encontrar com Lula, diz autoridade da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o encontro pode ocorrer na Malásia, na próxima semana, disse uma autoridade da Casa Branca à agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (22).

A proposta de encontro presencial em uma cúpula no país asiático foi feita pelo governo brasileiro no começo do mês. Poucos dias depois, os dois líderes conversaram por telefone e Trump classificou a ligação como “muito boa”.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

De acordo com uma reportagem da agência Bloomberg sobre o possível encontro deles na Malásia, autoridades brasileiras acreditam que a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que ocorrerá a partir de 26 de outubro, seria um local neutro para as negociações, em vez da Casa Branca ou de Brasília.

Lula embarcou para a Ásia nesta terça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (21) para uma viagem à Indonésia e à Malásia, para participar da reunião da cúpula da ASEAN.

Segundo auxiliares de Lula, há disposição, tanto do governo brasileiro quanto do americano, para que a reunião presencial aconteça no evento. As equipes estão trabalhando para incluir o compromisso nas agendas oficiais.

O Itamaraty separou parte do domingo (26) para que o presidente Lula realize reuniões bilaterais. Até a manhã desta terça-feira (21), estava confirmado apenas um encontro com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia.

A equipe do petista avalia que o encontro entre o presidente brasileiro e o presidente norte-americano no país asiático só depende de um “alinhamento de agendas”. Se de fato ocorrer, essa será a primeira reunião formal presencial entre Lula e Trump desde o início da crise do tarifaço.

Antes, os dois tiveram um rápido encontro nos corredores da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em setembro. Na ocasião, Trump disse que teve “uma química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”.

‘Reorganizar a relação’
 
A avaliação no Palácio do Planalto é que um encontro presencial entre os dois líderes, neste momento, leva as discussões para “um outro patamar” e é um passo importante para “reorganizar a relação entre Trump e Lula e a pauta entre os dois países”, após meses de tensão.

O Planalto entende que a relação está destravada, principalmente após a reunião “muito positiva” entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Em julho, Trump anunciou tarifas de 50% a produtos brasileiros importados pelos EUA. Na ocasião, ele justificou a medida, em parte, pelo que classificou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida entrou em vigor na primeira semana de agosto. 

No telefonema no início do mês, Lula pediu para que o líder norte-americano revogasse o tarifaço. O apelo deve ser reforçado numa eventual conversa presencial entre os dois. Também devem ser pauta da conversa as medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. Auxiliares de Lula não descartam que o presidente brasileiro aproveite a ocasião para falar também sobre as investidas de Trump contra Venezuela e Colômbia.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quanto vale a pena pagar no Galaxy Tab S10 Ultra em 2026?

Quanto vale a pena pagar no Galaxy Tab S10 Ultra em 2026? – Canaltech Canaltech…

Mulher leva paulada de bandidos para entregar moto de alta cilindrada que pilotava

Imagem ilustrativa | IA Uma mulher de 45 anos pilotava uma motocicleta de alta cilindrada…

Australian Open: Djokovic vence e chega a 400 vitórias em Grand Slams

Novak Djokovic venceu Botic Van de Zandschulp e se classificou para as oitavas de final…