Na manhã deste domingo (7), um grupo de turistas foi surpreendido durante uma pescaria no rio Teles Pires, em Carlinda (MT). A turista Pauline, moradora de Sinop, fisgou um peixe da espécie ituí, também conhecido como ituí-cavalo. Ela estava acompanhada da piloteira Neuza, que, surpresa com o momento, afirmou nunca ter visto um peixe semelhante.
A captura aconteceu no trecho entre as linhas 17 e 13, chamando a atenção pela raridade, já que essa espécie não é comum em pescarias recreativas da região. Em 2023, um caso semelhante ocorreu em Alta Floresta, quando o pescador Ilson João Silveira, de Campinas (SP), também fisgou um exemplar do ituí-cavalo durante as férias no mesmo rio. “Ao primeiro olhar fiquei surpreso e curioso para saber o que era. As pessoas que estavam comigo ficaram assustadas, pensando ser um peixe elétrico ou algo do tipo. Ninguém ali tinha visto um desses antes ou sabia a espécie”, relembrou Silveira.
Mas afinal, que peixe é esse?
Em entrevista ao G1, o biólogo Jean Vitule, pesquisador do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (Universidade Federal do Paraná), disse que o animal é popularmente chamado de ituí ou ituí-cavalo, pertencente à ordem Gymnotiformes, parentes das tuviras, muito usadas como iscas na pesca esportiva.
Esses peixes são típicos da América do Sul, encontrados da Venezuela ao Paraguai, incluindo as bacias do Paraná, Paraguai, Araguaia e Amazônica. Habitantes de águas rápidas e fundos arenosos, preferem locais de clima tropical com pH neutro. Alimentam-se de pequenos crustáceos, vermes, insetos e até peixes menores.
O registro reforça a riqueza da fauna aquática do rio Teles Pires e adiciona mais uma história curiosa às experiências de pesca turística da região de Carlinda e Alta Floresta.