Sinop, 26/07/2025 04:44

  • Home
  • Política
  • Turistas internacionais deverão apresentar visto para entrar no Brasil

Turistas internacionais deverão apresentar visto para entrar no Brasil

Turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália deverão voltar a apresentar o visto para entrar no Brasil a partir do dia 10 de abril deste ano. A medida deve ser tomada pelo governo brasileiro devido ao fim do prazo do decreto de isenção do documento para cidadãos desses três países. Entenda abaixo:

Visto de turistas internacionais pode voltar a ser cobrado no Brasil a partir de abril. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Pedido de visto a turistas internacionais

O decreto de prorrogação de isenção de visto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 9 de abril de 2024, deixando de exigir o documento em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Até o momento, não havia previsão de uma nova prorrogação por parte do governo e, por isso, o documento deve voltar a ser exigido para entrada no país.

Por outro lado, o setor de turismo argumenta que a renovação do decreto pode diminuir o volume de turistas vindo desses países.

Para se ter uma ideia, o Brasil recebeu mais de 1,4 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2025, e esses visitantes deixaram US$ 805 milhões na economia local, segundo dados do Banco Central (Bacen) e Ministério do Turismo.

Entenda o decreto

Em março de 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), suspendeu, unilateralmente, a exigência de vistos para viajantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Mas, em maio de 2023, estudou a volta da cobrança para os três primeiros países citados acima, com base na questão da reciprocidade, já que o visto é exigido de brasileiros que viajam para essas regiões.

Apesar disso, o governo queria manter a isenção de visto para turistas do Japão – que liberou a entrada de brasileiros sem o documento para viagens de até 90 dias.

A decisão da volta da cobrança de visto, que deveria entrar em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2023, foi adiada diversas vezes após pressão e problemas no atendimento aos turistas. Mas, em abril de 2024, o presidente assinou um decreto estipulando a data de cobrança para este ano.

Visto on-line

Vale lembrar que turistas internacionais podem solicitar o visto de forma online, por meio da plataforma e-Visa, com custos de emissão.

Conforme o Ministério do Turismo, o sistema seria uma alternativa ao decreto, já que permite a retirada do visto por um estrangeiro em menos de 24 horas, facilitando o processo de quem queira vir ao Brasil.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

BSB Fight 1: confira as informações do maior evento de MMA de Brasília

O BSB Fight 1, maior evento de MMA de Brasília, acontece neste sábado (26/7), a…

Governo de MT realiza Arraiá da Cidadania na Arena Pantanal a partir desta sexta-feira (25)

O Governo de Mato Grosso realiza, às 19h30 desta sexta-feira (25.7), a abertura do Arraiá…

Ratinho e A Praça É Nossa salvam o SBT; Brasil Urgente derrota o Tá Na Hora

Na noite da última quinta-feira, 24 de julho, o SBT conquistou a vice-liderança de audiência…