Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum-MT
Depois de imagens circularem nas redes sociais na última terça-feira (22), mostrando um homem sendo transportado na carroceria de um veículo na Avenida Brasil, em Nova Mutum, o desrespeito às normas de trânsito voltou a ser pauta nesta quarta-feira (23). Desta vez, um casal foi flagrado transitando de motocicleta sem capacete, em plena luz do dia, na mesma avenida.
A reincidência de condutas irregulares no trânsito chama atenção dos moradores, que têm manifestado preocupação com o risco que essas situações representam, tanto para quem comete a infração quanto para terceiros.
“Ontem, muitos comentaram nas redes que o homem na carroceria era um trabalhador. Tudo bem, pode até ser, mas não se pode romantizar algo que é perigoso e proibido. Hoje, novamente, vemos outra infração grave acontecendo como se fosse algo normal”, disse uma moradora, indignada com a cena.
A falta do uso de capacete em motocicletas é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa, pontos na carteira e possibilidade de retenção do veículo. Além disso, o capacete é o principal item de proteção do motociclista e do passageiro em caso de acidente. Em muitos casos, é a diferença entre a vida e a morte.
As penalidades previstas incluem:
Multa de R$ 293,47;
7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Suspensão do direito de dirigir, em casos de reincidência ou agravantes;
Retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
O flagrante desta quarta-feira reflete um comportamento que, segundo especialistas em segurança viária, ainda está muito enraizado em municípios do interior: a naturalização do descumprimento das leis sob justificativas culturais ou econômicas.
Mesmo em meio à rotina acelerada e às dificuldades do dia a dia, o respeito às normas de trânsito deve prevalecer como um valor coletivo. O que parece “normal” pode custar caro e, muitas vezes, custa vidas.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA… – CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK – INSTAGRAM