Sinop, 06/02/2026 02:17

  • Home
  • Geral
  • Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá já contam com vacina contra gripe

Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá já contam com vacina contra gripe

Teve início nesta segunda-feira (7) em Cuiabá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), com doses disponíveis em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A ação segue orientação do Ministério da Saúde e pretende proteger os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus da gripe. A vacina protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano. “Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou.

A vacinação é recomendada anualmente, especialmente porque o vírus influenza sofre mutações frequentes. A secretária adjunta, que toma a vacina todos os anos, reforça a importância da imunização: “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.

A campanha tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em cerca de 138 mil pessoas em Cuiabá. No entanto, até o momento, o município recebeu apenas 14 mil doses do Ministério da Saúde e aguarda novas remessas para ampliar a cobertura vacinal. Em 2024, foram  44,89% do público-alvo.

Público-alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; 

Para receber a dose, é necessário comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, se for o caso, um comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional.

A Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da adesão da população à campanha, especialmente entre os grupos prioritários, para garantir maior proteção contra a doença e reduzir os impactos sobre a rede de saúde. O Dia D de vacinação está programado para 10 de maio.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Operação CESIMT prende jovem em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantil em MT

Foto PJC Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de um jovem…

Moltbook e OpenClaw: a rede social dos robôs e o futuro da IA – Podcasts

Moltbook e OpenClaw: a rede social dos robôs e o futuro da IA – Podcasts…

Jovem é detido após “empinar” motocicleta em via movimentada de Japuranã

Um jovem de 20 anos foi detido pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (4),…