Listamos os destinos que aceitam apenas o RG dos brasileiros
Para quem sonha em fazer uma viagem internacional, mas quer evitar a burocracia e os custos de emissão de documentos, uma boa notícia: brasileiros podem viajar para nove países apenas com a carteira de identidade (RG), sem a necessidade do passaporte.
Essa possibilidade, além de facilitar a viagem, representa uma economia de R$ 257,25, valor atual cobrado para a emissão do passaporte comum.
Essa vantagem é fruto de acordos entre os países membros e associados do Mercosul — o bloco econômico criado para promover a integração entre nações da América do Sul.
Graças a esse entendimento, brasileiros podem circular com mais liberdade entre as nações vizinhas, impulsionando o turismo e fortalecendo as relações econômicas e culturais na região.
Conheça os países que aceitam o RG na entrada
Atualmente, os destinos internacionais que aceitam apenas o RG para entrada de turistas brasileiros são:
Argentina
Paraguai
Uruguai
Bolívia
Chile
Colômbia
Equador
Peru
Venezuela
Vale lembrar que, embora a Guiana e o Suriname sejam associados ao Mercosul, eles não participam desse acordo específico, e exigem passaporte para entrada.
Outro ponto importante é que o RG apresentado deve ter sido emitido há menos de dez anos e a foto precisa identificar claramente o titular.
Documentos antigos ou muito desgastados podem ser recusados pelas autoridades de imigração.
Passaporte brasileiro é bem aceito no mundo
Quando o destino é fora da América do Sul, o passaporte volta a ser obrigatório. Mas os viajantes brasileiros têm outra vantagem: o passaporte do Brasil é um dos mais bem aceitos no mundo, ocupando a 43ª posição no ranking internacional, empatado com o da Argentina.
Isso significa acesso facilitado a dezenas de países, muitas vezes sem a necessidade de visto, o que torna a experiência de viajar ainda mais prática.
Fonte: Turismo