Resumo
- Samsung quer levar inteligência artificial a 400 milhões de usuários até 2025, com foco no Brasil, onde produtos acessíveis começam a ganhar IA.
- O Galaxy A17 5G se destaca ao incluir o Gemini Live, ferramenta de IA para tarefas cotidianas.
- A Motorola e a Apple também estão investindo em IA, com recursos diferenciados, mas a Samsung acredita que a IA deve ser acessível a todos os públicos.
A Samsung possui uma meta ousada para 2025: levar a inteligência artificial para 400 milhões de pessoas no planeta. Já no Brasil, a proposta é ainda mais impactante: a fabricante, líder de mercado, puxa para si o papel de democratizar o acesso a essa tecnologia.
O vice-presidente sênior da Samsung no país, Gustavo Assunção, contou em entrevista ao Tecnoblog que os lançamentos feitos nas últimas semanas servem de canhão para que mais pessoas possam usar Galaxy AI, Gemini Live e outras ferramentas nativas. De cada dez telefones da marca comercializados no país, cinco integram os modelos mais básicos da linha Galaxy A.
Dos flagships para a linha básica
São exatamente estes produtos que começam a contar com inteligência artificial. O Galaxy A17 5G, por exemplo, ganha uma tecla física que dá acesso rápido ao Gemini Live, ferramenta que vê e ouve o que está acontecendo ao seu redor para te ajudar nas mais variadas tarefas. Ele responde dúvidas e interage contigo.
“Com este movimento, a Samsung duplica o acesso a essa tecnologia. Você começa a ver o poder da escala”, afirma o dirigente da maior indústria de smartphones do Brasil. Ele explica ainda que parceiros como Google e Microsoft também marcam presença.


“Nós estamos levando a IA para aparelhos mais acessíveis e chegando à base da pirâmide. Até então, as funções se concentravam no topo dessa mesma pirâmide.” Não por acaso, a suíte de IA foi lançada no começo de 2024, junto com o Galaxy S, e depois chegou tanto aos dobráveis quanto a produtos intermediários.
E as rivais da Samsung?
Os sul-coreanos não estão sozinhos nesta corrida. Por aqui, a Motorola também oferta produtos com Moto AI, nome da plataforma com ferramentas integradas ao telefone, como busca, sistema de anotações e resumo das notificações do dia.
Já a Apple, muito forte no segmento premium, ainda patina na inclusão de recursos avançados. Mesmo assim, ela oferece em português a ferramenta que reescreve mensagens em variados estilos ou o printscreen capaz de sugerir novas ações a partir do conteúdo na tela do aparelho.
Avanço no hardware
Gustavo reconhece que nem todas as funções modernas estarão presentes nos produtos de entrada, como o gravador de voz com transcrição automática. Por outro lado, ele acredita que o hardware dos telefones mais básicos vem avançando para habilitar, por exemplo, o Circule para Pesquisar, ferramenta que captura o conteúdo na tela e faz uma pesquisa na internet.


Esse, aliás, é o recurso de inteligência artificial com maior adesão entre os consumidores da Samsung. Outras ferramentas bem avaliadas pelo público nacional são a edição avançada de fotos, com direito a remover pessoas ou adicionar novos elementos, e a tradução automática, seja em páginas da web ou na fala das pessoas por perto.
“Nós temos um papel muito importante de educar o consumidor sobre esta nova tecnologia”, diz ele ao longo da conversa comigo. Gustavo acredita que a Samsung tem o dever de retribuir o prestígio que recebe dos clientes no Brasil, seja por meio de inovação, com produtos mais modernos, seja pelo acesso a essas tecnologias, o que inclui mecanismos de pagamento mais flexíveis.