Tecnologia será utilizada pela primeira vez na história do estadual, a partir das semifinais
O Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2026 entrará para a história com a implementação inédita do árbitro de vídeo (VAR). A tecnologia será utilizada exclusivamente nas semifinais e finais da competição, marcando um avanço na arbitragem e na organização do futebol estadual.
O VAR estará presente nas semifinais, com jogos de ida nos dias 14 e 15 de fevereiro e partidas de volta em 21 e 22 de fevereiro, além das finais, programadas para 1º e 8 de março.
A iniciativa é fruto de articulação direta da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na última semana, o presidente da FMF, Diogo Pécora, esteve no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, para alinhar os requisitos técnicos e operacionais da implementação.
Segundo Pécora, o uso do VAR sempre foi tratado como um objetivo estratégico da atual gestão. Rodrigo Cintra destacou que a FMF demonstrou organização e comprometimento ao seguir os protocolos exigidos, ressaltando o impacto positivo da medida na credibilidade da competição.
Parte dos árbitros de Mato Grosso já está homologada para atuar com o VAR, e o processo de capacitação seguirá nas próximas semanas. Como apoio institucional, a CBF promoverá um curso virtual de homologação de observadores de VAR, no início de fevereiro, abordando protocolos e procedimentos operacionais e administrativos.
Para a FMF, a introdução do VAR representa um marco para o futebol mato-grossense, agregando mais segurança às decisões, qualificando o espetáculo e alinhando o campeonato às principais práticas do futebol nacional.
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia