De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a abertura dos comércios no feriado poderá ocorrer normalmente, desde que sejam cumpridos os direitos dos trabalhadores. Segundo a associação, fica a critério de cada comerciante, que decide seu horário de funcionamento conforme julgar mais adequado ao negócio.
No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (Sindilojas), representante dos empregadores, e o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SEC RJ), afirmaram que os comércios também poderão funcionar no Dia da Proclamação da República, ficando a critério dos lojistas abrir ou não, desde que a jornada seja limitada a seis horas como definido em convenção coletiva.
O Valor entrou em contato com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
A agências bancárias estarão fechadas no feriado do dia 15 de novembro (sábado). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não fazem atendimento presencial ao público aos sábados, domingos e feriado.
Segundo a Febraban, boletos e contas de consumo (como água, energia e telefone) que vencerem em um feriado podem ser pagos no próximo dia útil, sem cobrança extra. Como o sábado não é considerado dia útil, não há liquidação financeira nesse dia.
No caso de tributos e impostos, se o vencimento cair em um dia sem compensação bancária, o pagamento deve ser feito antes, para evitar juros e multa.
A bolsa de valores B3 não funciona aos sábados e em feriados nacionais.
Neste sábado (15), não haverá atendimento nas agências dos Correios. Os serviços de atendimento e de entrega serão retomados na segunda-feira (17).
Não há Rodízio Municipal de Veículos aos fins de semana. A restrição sobre circulação de veículos voltará normalmente na segunda-feira (17).
No feriado da Proclamação da República no dia 15, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as AMAs/UBSs Integradas funcionarão normalmente. Nas AMAs/UBSs, a parte da UBS atenderá apenas para vacinação.
Veja os serviços que estarão abertos no sábado:
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – unidades de 12h e 24h;
- AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h;
- AMAs de Especialidades (AMAs-E) – das 7h às 19h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Hospitais Dia (HDs) – unidades de 12h e 24h;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Caps IV Redenção;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
- Centro de Cuidados Integrados (CCI) Leste.
Os Caps III funcionarão apenas para demandas internas. A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão.
Hospitais Veterinários Municipais
Os hospitais veterinários públicos das zonas Leste e Sul estarão abertos das 7h às 17h, com atendimento para urgências e emergências, enquanto as unidades das zonas Norte e Oeste permanecerão fechadas.
No feriado do dia 15 de novembro, os hospitais estaduais vão funcionar normalmente para atendimentos de urgência e emergência, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e nos centros cirúrgicos.
As unidades do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechadas no sábado (15).
O atendimento presencial volta na segunda-feira (17), com agendamento prévio e gratuito pelos canais oficiais: portal, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e WhatsApp (11) 95220-2974.
O Metrô e a CPTM vão funcionar normalmente no feriado do dia 15. A única mudança será na Linha 15-Prata, que seguirá com testes dos novos trens previstos para 2026. Por causa disso, no sábado a operação será encerrada às 19h, e os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que vão circular entre Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim do horário de operação. No domingo (16), a linha volta a funcionar normalmente a partir das 4h40.
A frota do sistema de transporte público municipal no feriado (15) será de 6.591 veículos, o que corresponde a de um sábado normal.
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, que atendem as cinco regiões metropolitanas do estado, vão operar com horário de domingo durante o feriado.
As 32 subprefeituras estarão fechadas no feriado da Proclamação da República, e retornarão o atendimento apenas na segunda-feira (17).
As unidades 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus estarão abertas no sábado e no domingo. As demais unidades estarão fechadas no fim de semana. Na segunda-feira (17), todas as outras unidades do estado retomam o atendimento normal.
Todas as lojas de atendimento da Enel não estarão abertas no feriado. Segundo a Enel, porém, o atendimento segue aberto na Central de Atendimento ao Cliente (0800 72 72 120), WhatsApp (11 99929-0000) e no aplicativo Enel SP, nas plataformas Google Play e App Store. O atendimento volta ao horário normal na segunda-feira (15).
Em razão do feriado da Proclamação da República, no sábado (15), todas as lojas de atendimento presencial da Sabesp ficarão fechadas. Os outros canais, como o telefone 0800 055 0195, o WhatsApp 11 3388-8000, a Agência Virtual e o site da Sabesp, continuarão funcionando 24 horas, sem mudanças.
As bibliotecas estarão fechadas durante o feriado, com exceção da Biblioteca Mario de Andrade que terá o funcionamento das áreas comuns das 9h às 18h, nos dias 15 e 16.
O Centro Cultural São Paulo terá teatro, cinema, bibliotecas, a Discoteca Oneyda Alvarenga, os pisos expositivos, a área de convivência e a Central de Informações abertos das 10h às 20h durante o feriado.
Já os setores de multimeios, núcleo memória, laboratório, rádio, folhetaria e administração permanecem fechados.
O Theatro Municipal estará aberto durante o feriado, com apresentações no dia da Proclamação da República.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) irá funcionar normalmente no feriado, das 10h às 18h (entrada até às 17h).
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina estará aberto das 10h às 17h durante o feriado.
O Teatro Sérgio Cardoso estará aberto das 16h às 19h durante o feriado do dia 15.
Os parques municipais de São Paulo permanecem abertos durante este feriado, operando em seus horários habituais. Clique aqui para ver a relação completa de parques em São Paulo.
A praça de alimentação estará aberta das 12h as 22h, e as lojas das 10h as 22h durante o feriado.
No feriado, as lojas funcionarão das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação abrirá das 12h às 20h.
O Shopping Villa Lobos estará aberto das 14h às 20h durante o feriado.
São Bernardo Plaza Shopping
Durante o feriado, a praça de alimentação terá horário das 11h às 22h, e as lojas vão operar das 14h às 20h.
As lojas funcionarão das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação abrirá das 11h às 23h.
Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)
O Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão) estará aberto das 6h à 1h durante o feriado da Proclamação da República.
As unidades 24 horas da rede municipal de saúde, como UPAs, hospitais, CERs e CAPS III, vão funcionar normalmente durante todo o feriado da Proclamação da República, neste sábado (15).
O Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo abrirá das 8h às 22h. As unidades de Atenção Primária, como clínicas da família, centros municipais de saúde, policlínicas, centros de reabilitação e CAPS, assim como o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, não abrirão no feriado.
Hospitais e UPAs da rede estadual vão funcionar normalmente, assim como o SAMU 192 da capital, que seguirá com atendimento 24 horas. As unidades RioFarmes e o AME Susana Naspolini não abrem aos sábados, pois funcionam apenas de segunda a sexta.
O Rio Imagem do Centro opera normalmente, já o Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, ficará fechado excepcionalmente na sexta (14/11), no sábado (15/11) e no domingo (16/11) devido às obras do Instituto Estadual do Câncer, retomando o atendimento na segunda-feira (17/11).
As unidades do Poupatempo não estarão abertas no feriado. Os postos serão reabertos na segunda-feira (17), funcionando das 8h às 17h.
A operação do metrô durante o feriado da Proclamação da República (15) e no domingo de Enem será das 7h às 23h . A Linha 2 vai funcionar entre Pavuna e Botafogo, e as Linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai–Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
Já a transferência entre as linhas 1 e 2 estará disponível entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
No feriado da Proclamação da República, a frota de ônibus vai circular com o mesmo intervalo de um domingo.
As lojas físicas da empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico do estado do Rio de Janeiro, Águas do Rio, estarão fechadas durante o feriado. Os canais de atendimento digitais continuam disponíveis 24 horas, por meio de telefone (0800 195 0 195), WhatsApp e pelo site oficial.
As subprefeituras funcionam em esquema de plantão durante este feriado, por meio de telefone (1746), e dos respectivos e-mails das subprefeituras:
- Subprefeitura da Barra da Tijuca – (contato@subprefeiturabarra.com);
- Subprefeitura da Tijuca – (subgtj.rio@gmail.com);
- Subprefeitura da Zona Norte – (subprefeiturazn@gmail.com);
- Subprefeitura da Zona Sul – (subzonasul.imprensa@gmail.com);
- Subprefeitura das Ilhas – (contato.subilhas@gmail.com);
- Subprefeitura do Centro e Centro Histórico – (imprensa.subcentrorj@gmail.com);
- Subprefeitura de Jacarepaguá – (subprefeiturajpa.rio@gmail.com);
- Subprefeitura dos Grandes Complexos – (subgrandescomplexospcrj@gmail.com);
- Subprefeitura da Zona Oeste I – (subzonaoeste1.rio@gmail.com);
- Subprefeitura da Zona Oeste II – (imprensasubzo2@gmail.com);
- Subprefeitura da Zona Oeste III – (imprensasubzo3@gmail.com).
O atendimento volta ao horário normal na segunda-feira (17).
Restaurante Popular e Prato Feito Carioca
As Cozinhas Comunitárias Cariocas e os restaurantes populares da Prefeitura do Rio, localizados em Bangu, Campo Grande e Bonsucesso, não estarão abertos no fim de semana do dia 15 e 16 de novembro, retomando ao horário de funcionamento normal na segunda-feira (17).
O Museu do Amanhã estará aberto normalmente no feriado de 15 de novembro, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
Fundação Biblioteca Nacional
A Fundação estará fechada no feriado, retornando suas atividades na segunda-feira.
No feriado, a praça de alimentação funciona das 12h às 21h, e as lojas, das 13h às 21h
As lojas terão funcionamento das 13h às 21h, e a praça de alimentação, das 12h às 23h durante o feriado.
A praça de alimentação vai operar das 11h às 22h no feriado, enquanto as lojas funcionarão das 13h às 21h
Mercado Municipal do Rio de Janeiro (CADEG)
O Mercado Municipal do Rio de Janeiro (CADEG) vai funcionar normalmente no sábado de Proclamação da República. Como o local é um condomínio, cada loja e estabelecimento define seu próprio horário de atendimento.
A secretaria do Cadeg terá expediente das 7h às 12h. O Pavilhão das Flores também funcionará normalmente, das 4h às 12h.
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max
Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia