Ao detalhar o resultado da PMC, ele foi questionado sobre a influência das vendas relacionadas à data comemorativa no desempenho final do setor. Em maio, o volume de vendas do varejo restrito caiu 0,2% ante abril. “É uma data importante [para o varejo]. Mas não houve uma movimentação de dados que mostrem impacto expressivo do Dia das Mães. Não foi tão marcado quanto é o Natal e a Black Friday”, disse ele.
O pesquisador referiu-se às duas outras datas comemorativas que têm forte impacto no setor. A Black Friday é uma semana promocional de descontos no varejo que ocorre em novembro.
“Podemos dizer que no caso do Dia das Mães houve certa influência no comportamento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria” acrescentou. Esse segmento mostrou alta de 2,3% em vendas, em maio ante abril, na PMC.
Para meses de maio, acrescentou ainda o especialista, a variação no volume de vendas do varejo restrito em 2025 foi pior do que igual mês em 2024 (+1,2%) mas menos desfavorável ante maio de 2023 (-0,8%).