Karina Kendaly
O modelo fortalece a diretriz de cuidado em liberdade e de forma comunitária, substituindo o modelo manicomial.
Karina Kendaly
O modelo fortalece a diretriz de cuidado em liberdade e de forma comunitária, substituindo o modelo manicomial.
A vereadora Maria Avalone (PSDB) participou na última quinta-feira (25) da inauguração de seis leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em uma iniciativa histórica para a capital. A entrega marca a primeira vez que Cuiabá oferece esse tipo de atendimento em um hospital, aguardado pela população há duas décadas.
O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB). Os novos leitos, sendo três femininos e três masculinos, serão destinados a pacientes em crise regulados pelo sistema municipal de saúde, integrando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O modelo fortalece a diretriz de cuidado em liberdade e de forma comunitária, substituindo o modelo manicomial.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Sobre a importância do novo serviço, a vereadora Maria Avalone destacou:
“Vamos cuidar da saúde mental. Estou muito feliz com esse avanço, resultado do nosso trabalho, que mostra como a política e o poder público podem servir para investir na saúde, educação e segurança de todos.”
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, ressaltou que a iniciativa garante mais resolutividade e acolhimento para os pacientes, fortalecendo a rede de atenção à saúde mental na cidade.
O deputado Carlos Avallone reforçou a relevância do investimento:
“Nós já temos seis leitos de retaguarda para a saúde mental aqui no HMC. Com isso, vamos poder fazer o credenciamento para receber recursos do SUS e do Ministério da Saúde, garantindo esse atendimento. É mais um passo importante na saúde mental de Cuiabá.”
Com a entrega desses leitos, Cuiabá dá um passo histórico no cuidado com a saúde mental, oferecendo atendimento qualificado e humanizado para a população, dentro do modelo comunitário e integrado da RAPS.