Secom | Cuiabá
Danos identificados em encanamentos e ralos novos, recém-colocados no Centro Médico Infantil (CMI) e na estrutura do pronto-socorro.
Secom | Cuiabá
Danos identificados em encanamentos e ralos novos, recém-colocados no Centro Médico Infantil (CMI) e na estrutura do pronto-socorro.
A secretária de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, classificou como crime o fato ocorrido na manhã de quarta-feira, 8 de outubro, no Centro Médico Infantil (CMI), e afirmou que o caso será investigado pela Polícia Civil. Segundo ela, o ato de vandalismo comprometeu encanamentos recém-instalados e causou vazamentos que afetaram diretamente pacientes do Pronto-Socorro.
“Foi uma ação criminosa o que aconteceu lá dentro. Estamos investigando e vamos abrir processo administrativo disciplinar se tiver participação de servidor […] furaram os canos que dão acesso às enfermarias. Houve infiltração, caiu parte do gesso, e tínhamos enfermarias com muitos pacientes vulneráveis”, afirmou a secretária nesta sexta-feira, 10 de outubro.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O incidente levou ao remanejamento de pacientes e ao reagendamento de cirurgias. No total, 14 pacientes da enfermaria 3 foram transferidos para leitos de reserva cirúrgica, enquanto 13 pacientes da enfermaria 2 foram movidos para a enfermaria 3, que foi rapidamente recuperada para manter os atendimentos. A suspensão temporária de cirurgias eletivas foi necessária, mantendo apenas procedimentos de urgência.
Carmona reforçou o risco enfrentado pelos pacientes. “Tínhamos pacientes idosos e vulneráveis […] muitos pacientes já estavam internados para realizar a cirurgia eletiva, que foram cancelados. Nós só estamos conseguindo mesmo fazer cirurgias de urgência para casos bem graves. Não tivemos que transferir paciente para outros hospitais que era nossa preocupação, mas de qualquer forma foi um risco muito grande”.
A Prefeitura anunciou que seguirá com a finalização da obra do Centro Médico Infantil e realizará, no domingo, 12 de outubro, uma visita técnica para apresentar a unidade à sociedade.
“É uma obra muito importante. Em breve, poderemos iniciar o funcionamento de forma plena, garantindo segurança e atendimento adequado às crianças e pacientes do pronto-socorro.”
Um boletim de ocorrência foi registrado pela diretoria da unidade, e a Prefeitura também determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a possível participação de servidores públicos.
VEJA VÍDEO