A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou seu perfil nas redes sociais na manhã deste sábado (27 de setembro), para reagir à uma fala do governador Mauro Mendes (União), que afirmou não haver orçamento para a instalação de uma Delegacia da Mulher 24 horas na cidade de Várzea Grande. Para a parlamentar, a declaração é um “tapa na cara das mulheres várzea-grandenses e mato-grossenses”.
“O que vale mais, a vida de uma mulher ou a diversão de poucos no Parque Novo Mato Grosso? Essa é a pergunta que fica quando a gente vê uma fala como esta”, questionou.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Nesta semana, Mauro disse em entrevista que “não é doloroso sair de Várzea Grande e vir para Cuiabá”, registrar um boletim de ocorrência tendo em vista que a cidade, a segunda maior do estado, não tem uma delegacia com atendimento integral para as mulheres vítimas de violência.
A deputada destacou que atualmente, crianças e mulheres vítimas de estupro em Várzea Grande passam madrugadas em viaturas circulando até Cuiabá para terem atendimento, numa situação que classificou como “vergonhosa”.
“As nossas meninas, crianças que são abusadas, ficam em um carro da polícia durante a madrugada, sendo vítimas de mais constrangimento e humilhação de todos os tipos de dor, para serem atendidas em outra cidade. Agora, a gente vai explicar para elas: olha, vocês nasceram numa cidade que é muito próxima da capital e têm que acessar os serviços da capital porque o Estado não tem dinheiro?”, disse.
Por fim, Janaina reforçou que não se trata apenas de política, mas de humanidade.
“Vamos agir. É a Assembleia fazer o uso do orçamento para proteger todas nós mulheres, crianças, famílias, que merecem ser respeitadas, que merecem ser protegidas da forma mais ampla de acolhimento, de humanidade, com decência e com respeito a todas nós”, finalizou.
Veja vídeo: