Resumo
- O WhatsApp está testando um atalho para visualização de mídias pesadas na página de detalhes da conversa na versão beta 2.25.31.13 para Android.
- A nova função facilita o acesso a arquivos grandes, permitindo apagá-los para liberar espaço de armazenamento.
- A função está disponível para alguns usuários beta, sem previsão oficial de lançamento para o público geral.
O WhatsApp prepara uma nova opção para visualizar as mídias e os arquivos mais pesados de uma conversa. A ideia é que fique mais fácil apagá-los para liberar espaço no armazenamento.
A mudança foi vista pelo site WABetaInfo, especializado no mensageiro, na versão 2.25.31.13 do app para Android, ainda em versão beta. Alguns participantes do programa de testes já receberam essa função, e espera-se que o acesso seja ampliado ao longo das próximas semanas.
Como funciona a nova opção para visualizar mídias?
Nas configurações do WhatsApp, há a opção “Gerenciar armazenamento”. Ela mostra itens grandes e encaminhados com frequência, que são ótimos “candidatos” na hora de escolher o que apagar e liberar espaço.
Por lá, há uma lista de contatos e grupos, em que dá para ver quais foram os arquivos mais pesados trocados em cada conversa. Também existe a opção de ordenar pelos mais recentes ou mais antigos. É possível selecionar vários e apagar de uma só vez.
O que o WhatsApp está testando é colocar um novo atalho para essa visualização. Ele ficaria na página de detalhes, aquela que aparece ao tocar no nome de um contato e que reúne opções como notificações, privacidade e tema, entre outras.


Atualmente, o WhatsApp conta com a opção “Mídias, links e docs” nas conversas, que mostra um histórico de fotos, vídeos e arquivos trocados naquele chat. Esses itens estão ordenados apenas de forma cronológica, começando com os mais recentes.
A ideia da Meta, ao que tudo indica, é facilitar o acesso a um recurso das configurações que pouca gente conhece. Além disso, faz sentido verificar quais são os arquivos mais pesados de conversas específicas — provavelmente você vai querer apagar vídeos encaminhados no grupo da família, por exemplo.
Por enquanto, não há nenhum anúncio oficial sobre essa mudança, nem previsão de quando ela chegará à versão pública do WhatsApp. Além disso, por se tratar de um teste, pode haver alterações até o lançamento oficial.
Com informações do WABetaInfo